Coordenador : José Rodrigues de Farias Filho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390020.2199.119918.23022023
Departamento/Setor: TCE
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O evento possui a comunidade acadêmica da Escola de Engenharia como o seu público preferencial. A nossa unidade reúne 10 cursos de graduação e 8 cursos de Pós-Graduação stricto sensu, e conta com cerca de 250 professores, 100 técnicos-administrativos e 5 mil alunos entre os diversos níveis de formação. Como resultado da última edição, realizada em 2022, alcançamos o número 4.600 inscrições realizadas entre todas as atividades do evento. O evento de 2022 foi planejado, mais uma vez, de forma integralmente gratuita para todos os participantes, já que contamos com o apoio fundamental da SUBSEA 7 (patrocinadora Ouro), a REDE GLOBO (patrocinadora Bronze) e o apoio institucional do CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro). Além de nossa comunidade, alunos e profissionais da área tecnológica da UFF de outras instituições também participam do evento. Entre as áreas correlatas que possuem interesse na SEMENDE se destacam: a Arquitetura, as Ciências da Computação, a Matemática, a Física e as Geociências.
Local de atuação: Escola de Engenharia UFF - bloco D - salas de aulas e auditório Ambiente virtual indicado pela organização do evento - plataformas Youtube e Google Meet.
Objetivo
A Semana de Engenharia e Design (SEMENDE), a cada nova edição, propõe atividades que gerem debates mais amplos acerca das rápidas transformações que são experimentadas nos ambientes de trabalho e na pesquisa acadêmica. Desta forma, privilegiamos a transdisciplinaridade na composição da programação do evento. A articulação do saber universitário com as demandas profissionais mais atuais é a base conceitual de nossa semana acadêmica. O evento tem como missão a produção de conhecimento com foco na integração entre o meio acadêmico e os diferentes setores industriais e corporativos da sociedade. A Semana de Engenharia e Design é considerada uma facilitadora de oportunidades por meio da promoção de convênios, trocas de ideais, debates e novos projetos a partir dos diálogos por ela potencializados. A vigésima terceira Semende tem por objetivos principais: -A maximização das potencialidades e a interlocução com as dinâmicas educacionais, econômicas, culturais e sociológicas do mercado de trabalho; -O fomento à inovação, visando o envolvimento da comunidade acadêmica da Escola de Engenharia e de suas correlações com outros cursos da área tecnológica; -Proporcionar aos estudantes a aproximação entre os conteúdos acadêmicos e as aplicações práticas, para o enriquecimento de suas formações na grande área de atuação das Engenharias.
Resumo
A Semana de Engenharia e Design – SEMENDE - é um evento anual de natureza acadêmica para apresentação da produção técnico-científica, enfocando os interesses atuais das Engenharias e da área tecnológica. A Semana promove debates, discussões críticas e atualização do conhecimento nos temas mais valorizados sobre o mundo científico, a sociedade e a qualificação profissional para o mercado de trabalho. O evento possui como objetivo a extensão da prática científica em sua aplicação concreta na realidade. Ao longo da semana acadêmica, serão apresentados minicursos, workshops e palestras enfocando o entrelaçamento de saberes e conhecimentos baseados na complexidade e nos desafios recentes no contexto educacional brasileiro, sobretudo nos temas ligados aos cursos das Engenharias e do Desenho Industrial sediados na Escola de Engenharia. Para o ano de 2023, o tema do evento será escolhido pela nossa comunidade acadêmica objetivando, mais uma vez, maior atração e engajamento de nossos discentes. Planejamos uma semana repleta de debates e aprofundamento de saberes voltados para as inovações do mercado atual na grande área da Ciência e Tecnologia.